Termos utilizados para descrição de sons

Abafamento : Ajuste no som do tambor (e eventualmente dos pratos) que tem por objetivo encurtar o sustain e acelerar o decay
Ataque : Tempo decorrido entre o toque e o máximo volume. Em percussão, o ataque é sempre muito rápido, mas diferenças sutis podem ser observadas ao se variar a espessura das peles as dimensões dos pratos ou a profundidade dos tambores
Bell : Refere-se ao som produzido pela cúpula do prato. Veja acima em "Peças da Bateria".
Brilho : Presença de harmônicos agudos. Aplicado tanto a tambores como em pratos.
Click : O som do metrônomo. Marca o BPM. Veja acima em "Termos utilizados em estudo"
Corpo : É um modo de descrever um som caracterizado por harmônicos graves e sustain moderado. Um som rico nestes harmônicos é considerado "encorpado".
Dark : "Escuro". Termo análogo a "encorpado", mas aplicado geralmente ao se descrever sons de pratos, como o oposto de "brilhante". Veja tb "Brilho".
Decay : É o tempo decorrido entre o final do sustain e o final do som após um toque.
Dry : Seco. É o som pobre em harmônicos e de decay rápido.
Explosão : Pico de volume do ataque.
Fat : "Gordo". Geralmente se aplica a peles. É o som de ataque mais lento, geralmente seguido de um sustain encorpado
Kick : Como som, significa o ataque do bumbo. Devido as características do som do bumbo, o timbre do kick pode ser muito diferente do seu sustain. Em rock (especialmente metal) o kick tende a ser mais agudo e explosivo devido a alta velocidade com que o bumbo é tocado, para permitir melhor definição das notas.
Overtone : Harmônicos. Sons secundários produzidos pelas peles ou pratos durante o sustain.
Ping : Som seco e brilhante, característico de alguns tipos de pratos.
Rimshot : Som de alto volume obtido na caixa ao bater a baqueta simultaneamente no aro e na pele, sem abafar a pele.
Sustain : É o tempo em que a peça (tambor ou prato) sustenta o som após o ataque. Durante o sustain, revela-se a maioria dos harmônicos. Os harmônicos em si caracterizam o timbre do prato. Os harmônicos das peles ressoando com o casco do tambor resultam no timbre final do tambor.

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