Partes e peças da bateria

Automático : É o mecanismo que aciona a esteira. Ver Caixa.
Aro : Anel que tensiona a pele contra o casco do tambor
Bass Drum : Veja Bumbo
Batedeira (ou pele de ataque): Pele superior. A pele onde se percute a baqueta.
Batedor : Peça do pedal do bumbo que toca a pele. A "cabeça" do batedor pode ser feita em diversos materiais (feltro, plástico, madeira), que resultam em diferentes sons ao tocar a pele. É também conhecido como "pirulito"
Bell : ver Cúpula
Bumbo : O maior tambor do Kit. É tocado com o pé (ou pés) através do pedal. Seu diâmetro varia habitualmente entre 16" e 26" e a profundidade entre 14" e 22"
Caixa : O principal tambor do kit, junto com o bumbo. Normalmente é um tambor raso, com profundidade entre 4" a 10". Sua principal característica é a existência de uma esteira de aço sobre a pele de resposta, acionada por um mecanismo que permite a regulagem de tensão e controla o contato com a pele.
Canoa : Peças fixadas no casco que servem como ponto de fixação dos parafusos de afinação. Quanto menor a massa das canoas, melhor a ressonância do casco.
Casco : É o corpo do tambor. É o que determina a característica sonora intrínseca do tambor. Maiores informações neste post.
Chimbal : É o conjunto de dois pratos contrapostos, montados em uma estante que permite o acionamento com os pés. Geralmente são usados pratos de menores dimensões, entre 10" e 15". Os pares de qualidade são formados de pratos de características diferentes, normalmente com o prato inferior mais pesado. É o prato mais versátil do kit, que permite ser tocado com os pés , com as mãos ou ambos.
China : Prato de efeito caracterizado pela borda "invertida" e cúpula achatada. O som lembra gongos orientais, daí o nome. Normalmente é montado invertido, com a cúpula para baixo. Os diâmetros mais utilizados vão de 16 a 20"
Crash : Prato de ataque. Utilizado para executar acentos de alto volume. As dimensões mais utilizadas estão entre 16" e 20".
Cúpula : Porção do prato próxima ao furo central
Die-Cast : Tipo de aro construído diretamente por fundição. Veja também "Aro".
Estante : Estrutura metálica geralmente apoiada em tripés que servem para montagem das peças de percussão no kit.
Esteira : Ver Caixa
Flat Ride : Ride sem cúpula. Apresenta som mais seco e de menor volume que o ride convencional.
Hats ou Hi-Hats : Ver chimbal
Kick : Sinônimo de Bumbo.
Kit : É o termo que se refere à bateria montada.
Máquina de chimbal : Estante especial para posicionamento do chimbal. Possui um pedal que na posição de repouso mantém os pratos afastados. Ao ser acionado, o pedal aproxima os pratos até se tocarem. Algumas máquinas são remotas, acionadas por cabo.
Pad : Peça feita em material elástico, geralmente borracha, usada para estudo ou como trigger. Também são chamados pads os simuladores de tambor dos kits top de bateria eletrônica.
Pedal : Mecanismo que converte o movimento do pé em um toque no bumbo com um batedor ou aciona o fechamento dos Hi-Hats.
Power Hoop : Aro estampado feito em aço de 2,3 mm de espessura.
Presilha do chimbal : Peça que prende o prato superior do chimbal à haste de acionamento do pedal.
Rack : Estrutura metálica opcional onde se podem fixar as peças do kit de bateria, ao invés de usar tripés e estantes individuais
Ride : Prato de condução. Geralmente o prato de maior diâmetro do kit, utilizado para marcar a condução do tempo, do mesmo modo que o chimbal. As medidas variam entre 18" e 24". A medida mais utilizada é de 20".
RIMS : Sistema de suspensão de tons pelo aro, que permite melhor ressonância do tambor e também aumenta a durabilidade do casco. Atualmente cada fabricante possui sua versão de sistema de suspensão, mas o princípio é o mesmo: suspender o tambor sem fixar diretamente o casco.
Setup : A bateria em si. O conjunto dos tambores, pratos, ferragens e acessórios que compõem a bateria. Também conhecido como kit.
Snare : Veja Caixa
Splash : Prato rápido de ataque. Utilizado da mesma maneira que o Crash, com acentos de menor volume. Os diâmetros vão de 8" a 14". Os mais utilizados têm 8" e 10".
Surdo : tambores de diâmetro entre 14" e 18"montados no chão ao lado do baterista. Complementam os tons com sons mais graves. Os surdos suspensos são idênticos aos tontons e são seguros por estantes. Os surdos de chão possuem pés e são apoiados diretamente no solo.
Swish : Prato que apresenta perfurações onde são introduzidos rebites que provocam harmônicos adicionais diferentes do timbre usual do prato. Geralmente usado para condução em jazz.
Tons ou tontons : Tambores de diâmetro entre 6" e 14" montados à frente do kit. Utilizados mais freqüentemente nas viradas.
Tom holder: Peça que fixa o tontom à uma estante, rack ou sobre o bumbo.
Trigger : Disparador. É um transdutor eletromecânico que converte o impacto em um pad (alguns pads são o próprio trigger), pele ou aro em um impulso que será traduzido para um módulo de bateria eletrônica.

0 comentários:

Postar um comentário

 
©2009 Glossário de Bateria | by TNB