Termos utilizados em estudo

Acento : Nota tocada com mais volume
BPM : Batimentos por minuto. É a referência do metrônomo para estudo. Em levadas pop/rock, geralmente os BPM marcam as semínimas (tempos 1,2,3,4 do compasso 4/4). Veja também em Rudimentos.
Buzz Roll : Rulo de pressão; notas tocadas em alta velocidade e baixo volume, aproveitando o rebote da baqueta, resultando em um som sustentado e contínuo. Veja também em Rudimentos.
Chop : Fill curto, que geralmente ocupa ¼ ou ½ compasso.
Double Stroke Roll : Rulo duplo. Também conhecido como papa-mama. Cada mão toca duas vezes e se alterna com a outra, sempre seguindo os bpms. Veja também em Rudimentos.
Drag : Seqüência de 3 toques: um duplo muito leve (double grace) com uma das mãos seguido do acento com a outra. Interpretado como uma única nota. Veja também em Rudimentos
Fill : Virada; Frase pré-estudada que interrompe o groove e geralmente é utilizada para introduzir um novo trecho da música ou mudar o groove. Pode ser utilizado para abrir a música. Veja também Lick.
Five Stroke Roll : Rulo de 5 toques: 2 de um lado, 2 de outro e o 5º de volta com a primeira mão, acentuado.
Flam : Dois toques rápidos (um em cada mão) com o acento no segundo toque. Soa como um "trá" e é intepretado como um único tempo. Veja também em Rudimentos.
Ghost notes : Notas de baixa intensidade tocadas durante um groove, com objetivo de acrescentar swing
Grace note : Nota fraca colocada junto a uma acentuação. Veja também Drag.
Groove : Levada. A tocada "de fundo" da bateria.
Lick : Frase pré-estudada encaixada no groove. Veja também Fill
Paradiddle : Combinação do Single com o Double Stroke Roll. A seqüência é do tipo DEDDEDEEDEDDEDEE. Veja também em Rudimentos.
Rimshot : Técnica que consiste em tocar o aro e a pele com a baqueta ao mesmo tempo. No rimshot normal, o som resultante é bem explosivo e volumoso, resultante de um golpe com a empunhadura normal. Existe também o "cross-stick rimshot", onde a baqueta é pressionada contra a pele e mantida deitada. O toque é feito golpeando-se levemente o aro com a baqueta nesta posição.
Rudimentos : Os rudimentos são frases percussivas originalmente criadas para o toque de caixa em bandas marciais ou fanfarra. Consistem em 14 séries de toques (e dezenas de variações, chegando a 40 modos de execução) que são estudadas e memorizadas até sua execução automática. Os rudimentos mais utilizados são o Buzz Roll; o Single Stroke Roll, o Double Stroke Roll; o Five Stroke Roll; o Flam, o Drag e o Paradiddle.
Single Stroke Roll : Rulo simples; uma nota tocada alternadamente com cada mão; difere do Buzz porque segue uma fórmula de compasso. Veja também em Rudimentos.
Swing : O balanço do groove. A capacidade de gerar pulso.

0 comentários:

Postar um comentário

 
©2009 Glossário de Bateria | by TNB